A Fisioterapia foi reconhecida em 13 de outubro de 1969 e, por isso, o dia 13 de outubro é o Dia do Fisioterapeuta.

Para acompanhar tudo o que acontece na profissão em todo o Brasil, surgiu o COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Com menor abrangência estão os CREFITOs - Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, responsáveis pelo controle de um ou mais Estados. A Fisioterapia só pode ser realizada por fisioterapeutas, profissionais graduados em Fisioterapia, e que estejam devidamente registrados em seu respectivo CREFITO.

Por definição, a Fisioterapia é a "ciência da saúde voltada ao estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios cinéticos funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano"(1), buscando curar várias doenças através de agentes físicos, como o calor, o frio, a corrente elétrica, os raios luminosos e o movimento.

Pode ser iniciada antes do problema instalado (atuação preventiva), com a doença já instalada (atuação clínica) ou em função de uma cirurgia, tanto no período anterior como posterior à cirurgia (atuação cirúrgica).

O fisioterapeuta avalia o paciente e monta um programa de tratamento que vai além do alívio da dor. O tratamento é conservador, progressivo, trazendo resultados a curto e longo prazos, sendo muitas vezes a terapia mais adequada como primeira opção de tratamento. As sessões de fisioterapia têm tempo e freqüência variados conforme cada caso e fase da doença. No início do tratamento, os pacientes são acompanhados com maior freqüência para se conseguir um alívio mais rápido. Com o progresso do tratamento, a freqüência dos atendimentos pode ser reduzida para sessões semanais ou quinzenais.

Como a maioria das profissões, a Fisioterapia está direcionando-se para áreas específicas de atuação, como a Fisioterapia Especializada em Desordens Temporomandibulares (DTM) e Dores Orofaciais, também chamada de Fisioterapia Orofacial. A especialização exige do profissional uma formação reconhecida e técnicas específicas, para a realização de um tratamento mais eficaz.


Clique em Fisioterapia Orofacial para saber mais sobre esta área específica de atuação.


Referência:
1- Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 2ª região (CREFITO-2)

 

PÁGINA INICIAL
Conteúdo para Pacientes: Fisioterapia | DTM e Dor Orofacial | Outras Desordens e Doenças | Fisioterapia Orofacial | Fisioterapia em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial | Câmara Técnica de Fisioterapia Orofacial | Orientações para os Pacientes | Receitas
Textos: Dormir | Prevenção na Infância

Stumpf Branco Saúde - Av. Portugal, 390 - Valparaíso - Petrópolis-RJ - CEP: 25655-374
Tel./Fax: (24) 2242-2872 - Fale Conosco